Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Informações:

Sinopsis

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episodios

  • Falta de democracia afeta a economia também

    07/10/2022 Duración: 08min

    Míriam Leitão faz um resumo dos acontecimentos da semana e comenta sobre o recorde de desmatamento na Amazônia no mês de setembro. Ela também fala da pressão de Bolsonaro sobre a Petrobras, a antecipação do pagamento do Auxílio Brasil e outros assuntos da semana. Ouça

  • 'Governo Bolsonaro tem tido muito estímulo ao desmatamento, à grilagem e à queimada'

    07/10/2022 Duración: 06min

    Míriam Leitão analisa os números de queimadas na Amazônia em setembro, que atingem o pior patamar dos últimos 12 anos. 'Governo só dá voz ao agronegócio, que defende esse desmatamento. Essa é uma medida suicida', diz a comentarista.

  • Economistas criadores do Plano Real defendem voto em Lula no segundo turno

    06/10/2022 Duración: 08min

    A declaração de voto foi feita por Armínio Fraga, Edmar Bacha, Pedro Malan e Persio Arida. O tema é retratado na coluna de Míriam Leitão. Ela ainda fala que os economistas dizem acreditar na 'democracia como possibilidade de acerto em outras políticas públicas'.

  • 'Bolsonaro está transformando a Petrobras em um botequim'

    06/10/2022 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre o uso do combustível como instrumento de manobra do governo. ‘A gente tem a sensação de que é obrigado a ver o mesmo filme várias vezes’. Ela explica que a gasolina e o diesel estão com uma defasagem em relação ao mercado internacional. O governo não fala mais em acompanhar os preços internacionais, mas em trocar a diretoria. Comentarista destaca que, cada vez que tem a intenção de subir os preços, cada vez que Bolsonaro é contrariado, ele troca todo mundo. 'Um desrespeito'.

  • The Economist declara apoio a Lula nas eleições do Brasil

    05/10/2022 Duración: 09min

    Em publicação nesta terça-feira, a revista britânica elencou os riscos e maus feitos do governo Bolsonaro no Brasil. Com apoio a Lula, a revista ainda deu uma lista de tarefas ao petista. A principal delas, mover-se para o centro. 'Esse movimento não é só tirar foto com um político ou nem mesmo colocar Alckmin na vice. É dizer, de fato, como vai lidar com a confusão fiscal que o Bolsonaro está deixando', aponta Míriam Leitão.

  • 'O que Bolsonaro está prometendo não cabe no Orçamento que ele mesmo mandou para o Congresso'

    05/10/2022 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala dos impactos econômicos das promessas que estão sendo feitas por Bolsonaro em busca da reeleição. ‘Impactos são muito grandes’. Comentarista destaca que, se reeleito, Bolsonaro terá que assumir que tudo que prometeu é mentira ou estoura o Orçamento. 'Ele está estourando o próprio Orçamento. O que ele está falando não conversa com a realidade que ele mesmo propôs'.

  • 'Lula e Bolsonaro deveriam apresentar propostas econômicas'

    04/10/2022 Duración: 07min

    Míriam leitão diz que os candidatos ao segundo turno precisam apresentar o que de concreto farão se forem eleitos. Em relação a Lula, ela diz que o ex-presidente 'precisa ser mais claro', já que o PT fez 'um governo com equilíbrio econômico e outro não'. Já Bolsonaro, para a comentarista, precisa responder se vai respeitar a democracia e se fará um programa de governo respeitando o liberalismo, que defendeu na primeira eleição.

  • 'Cada hora o governo tira da cartola um benefício para tentar manipular o eleitor'

    04/10/2022 Duración: 05min

    Míriam Leitão fala do pagamento antecipado do Auxílio Brasil, que foi anunciado logo depois do indicativo do segundo turno na disputa presidencial. Para a comentarista, a 'democracia não consegue se proteger de um governante de má fé' que faz 'uma manipulação grosseira da política social'. De acordo com Míriam, 'eles fazem isso com um único objetivo de angariar votos'.

  • 'A conclusão mais clara é o avanço da extrema-direita'

    03/10/2022 Duración: 10min

    Míriam Leitão faz uma análise dos resultados do primeiro turno. Ela destaca que nem tudo que é vitória de Bolsonaro é vitória do bolsonarismo. 'O PL existia antes de Bolsonaro'. Comentarista destaca ainda as disputas estaduais.

  • Conservadorismo estrutural brasileiro é mais forte

    03/10/2022 Duración: 07min

    Míriam Leitão analisa resultado do primeiro turno das eleições. A comentarista destaca que Bolsonaro e Lula deram declarações boas e estavam serenos. Ela também afirma que o sistema eleitoral brasileiro 'mostrou claramente o quanto é eficiente, confiável e transparente'.

  • 'O maior destaque do debate foi o que faltou: falar de democracia'

    30/09/2022 Duración: 09min

    Míriam Leitão aborda os maiores destaques do debate da TV Globo entre os presidenciáveis. Ela lembra que faltaram embates direitos, já que Bolsonaro não escolheu Lula para o confronto de ideias quando teve a chance. A comentarista também fala da participação de outros candidatos, como a 'estratégia inteligente' de Simone Tebet.

  • 'Debate teve bons e maus momentos e nenhum ganhador claro'

    30/09/2022 Duración: 06min

    Míriam Leitão analisa o último debate presidencial antes do primeiro turno. Para ela, nenhum dos dois principais candidatos conseguiu se destacar e foi Simone Tebet, do MDB, quem mais se sobressaiu. A comentarista ainda fala da alta audiência e como isso representa 'o interesse do eleitor brasileiro por essa eleição'.

  • 'Na campanha, Guedes está onde sempre esteve: cercado de suas declarações contestáveis'

    29/09/2022 Duración: 07min

    Após seu maior adversário na disputa eleitoral, Lula (PT), conseguir apoio de renomados empresários, Jair Bolsonaro (PL) escalou seu ministro da Economia para atuar na campanha pela reeleição. Míriam Leitão critica o fato de que Paulo Guedes apenas tem concedido entrevistas para canais no Youtube, por exemplo, e não para jornalistas e especialistas, que poderiam contestar seus argumentos. 'Faz parte da realidade paralela na qual o ministro sempre esteve', afirma.

  • Em documento que põe em xeque sistema eleitoral, PL tem 'comportamento delinquente e covarde'

    29/09/2022 Duración: 05min

    Míriam Leitão destaca que nem o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, nem outros membros da sigla, que abriga Jair Bolsonaro, tiveram coragem de assinar o documento. 'A quatro dias das eleições, é a mesma baboseira que Bolsonaro tem falado há quatro anos', critica a comentarista. 'Fazem isso porque Bolsonaro precisa dessa mentira.'

  • 'Está claro que substituirão o teto de gastos por outra indicação de trajetória das contas públicas'

    28/09/2022 Duración: 08min

    Em jantar com o grupo Esfera Brasil, Lula se reuniu com mais de 130 empresários da elite empresarial, o chamado PIB. Um dos temas principais foi a manutenção do teto de gastos. Míriam Leitão fala sobre a reunião a partir de uma conversa com Guilherme Mello, economista da campanha do PT. O discurso é que haverá um 'teto de responsabilidade fiscal', mas sem limites para investimento em educação.

  • Lula defende 'teto de responsabilidades' em encontro com empresários em São Paulo

    28/09/2022 Duración: 07min

    Míriam Leitão destrincha todo o encontro do ex-presidente Lula, líder das pesquisas, com cerca de 100 empresários. Entre as falas mais marcantes, estão o respeito ao presidente do Banco Central, a critica do combate a inflação com juros e a promessa que, se for eleitor, fará uma reforma tributária. A comentarista também fala que o estímulo ao consumo foi uma das principais defesas em um novo governo.

  • IPCA-15 registra deflação de alimentos em setembro, mas acumulado em 12 meses continua alto

    27/09/2022 Duración: 07min

    O IPCA-15 registrou queda de 0,37% em setembro, segundo dados do IBGE. Esta é a segunda taxa negativa seguida. Para Míriam Leitão, o ponto a se ressaltar é a deflação de 0,47% no grupo de alimentos. Ela pontua, porém, que deve-se olhar 'com calma' para essa boa notícia. 'A inflação ainda não é um problema resolvido. Está diminuindo por medidas artificiais e outras questões (...), mas ela continua aqui conosco, já que há muitas dúvidas sobre o tema pela frente', alerta.

  • Em período de grandes desafios econômicos, Lula e Bolsonaro não apresentam planos

    27/09/2022 Duración: 07min

    No Dia a Dia da Economia, Míriam Leitão comenta a grave ausência de diretrizes econômicas para o país nas campanhas eleitorais dos principais postulantes ao Palácio do Planalto. Para ela, Lula se ampara em seu governo anterior para disfarçar a falta de propostas, enquanto Bolsonaro sequer cumpre as posturas prometidas em 2018.

  • Beneficiários do Auxílio Brasil entendem que aumento foi 'jogada eleitoreira' e não se deixam enganar

    26/09/2022 Duración: 05min

    Nova pesquisa Datafolha que mostrou que 55% dos eleitores que recebem o benefício afirmam que a situação econômica do país piorou nos últimos meses. Míriam Leitão ressalta que a avaliação acontece mesmo diante dos esforços do governo Bolsonaro para conquistar o eleitorado mais pobre, ao elevar o valor do Auxílio Brasil para R$ 600, às vésperas das eleições. A comentarista ainda explica que a percepção está muito baseada no preço alto dos alimentos, que persiste apesar da melhora dos indicadores econômicos.

  • 'Vai ser uma semana marcada por muitas emoções'

    26/09/2022 Duración: 06min

    Míriam Leitão destaca que os movimentos de Lula e Bolsonaro podem definir a eleição presidencial na última semana. Para ela, 'qualquer erro ou acerto, pode decidir se teremos um segundo turno ou não'. A comentarista também diz que falta um programa econômico claro por parte dos dois principais candidatos.

página 1 de 2