Mundo Corporativo

Informações:

Sinopsis

Comentários de Carlos Julio, Jaime Troiano e Cecília Russo, Leny Kyrillos, Luis Rasquilha, Max Gehringer, Sandra Boccia, além de entrevistas feitas por Mílton Jung.

Episodios

  • Programa pretende capacitar até 10 mil profissionais negros para cargos de liderança

    03/12/2022 Duración: 26min

    E a empresa que está a frente desse objetivo é a 99Jobs. No Mundo Corporativo, Mílton Jung conversa com Eduardo Migliano: 'A diversidade não pode ser um papel puro e simplesmente de você fazer o seu negócio mais lucrativo. A diversidade tem que ser um papel de você entender que o motivo pelo qual a organização existe é sim para gerar um valor para a sociedade', diz.

  • Os jargões "eruditas" do futebol

    01/12/2022 Duración: 12min

    No clima da Copa, Leny Kyrillos fala sobre a dificuldade do público geral em entender certos jargões futebolísticos. Ela cita os termos ditos pelo técnico Tite: "rec 5"; "jogador terminal" e "externo desequilibrante". 'Para mim, quando ouço "rec" penso logo em gravação', brinca Leny. A comentarista explica sobre a necessidade de se buscar sempre uma comunicação simples: 'ela só acontece quando os dois lados tem o mesmo código'.

  • Dicas de desenvolvimento profissional para conseguir a carreira dos sonhos

    26/11/2022 Duración: 27min

    No Mundo Corporativo, Mílton Jung recebe o consultor de carreira e doutor em gestão de negócios e administração, Emerson Dias, para um papo sobre desenvolvimento profissional. O convidado, autor do livro 'Carreira: a essência sobre a forma', assinala que 'o trabalho é elemento importante da constituição das nossas personalidades' e pode se adequar a modelos empreendedores ou clássicos. 'Há muitos caminhos para desenhar uma carreira', pontua Emerson.

  • Como criar uma cultura inovadora na sua empresa?

    19/11/2022 Duración: 25min

    Sobre esse assunto, Mílton Jung conversa com Nuno Lopes Alves, country manager da Visa no Brasil. 'Cultura é o que dá combustível para inovação. Logo, a gente tem que se encarregar de ter o melhor talento, as melhores ferramentas e os melhores ambientes. Mas eles só valem se forem trabalhados por pessoas que estão em uma cultura de inovação', afirma o entrevistado.

  • Como realmente aprender o que se está lendo?

    17/11/2022 Duración: 12min

    Leny Kyrillos responde dúvida de ouvinte sobre leitura e aprendizado. A especialista explica que há diferenças entre memória e aprendizado: 'a neurolinguística nos ensina que as pessoas aprendem de forma diferente'. 'Cultivar a curiosidade e o prazer de aprender é muito importante', diz a comentarista. Ouça e saiba mais.

  • 'Não é uma boa ideia contestar um feedback'

    12/11/2022 Duración: 09min

    No Profissionais da Nossa Época, Sandra Boccia fala sobre as dificuldades em aceitar um feedback. Ela diz que é preciso para o profissional ter uma aceitação e aceitar de forma menos calorosa e evitar contestar.

  • 'A experiência sempre está em primeiro lugar. É isso que faz um cliente voltar'

    12/11/2022 Duración: 25min

    No Mundo Corporativo, Mílton Jung entrevista a gerente-geral da Melissa, Rachel Scherer, que fala sobre a necessidade das marcas estarem atentas às experiências que proporcionam aos seus clientes.

  • Comunicação lidera lista de competências mais valorizadas pelas empresas para 2023

    10/11/2022 Duración: 12min

    Habilidade de se comunicar está presente em 100% das posições que as empresas estão buscando. Além da comunicação, outras características como controle emocional, calma e capacidade de organização são diferenciais para quem procura um espaço no mercado de trabalho.

  • O que é o terceiro espaço?

    05/11/2022 Duración: 08min

    Sandra Boccia explica o novo conceito que tem sido utilizado por lideranças empresariais. Diferentemente do coworking, a ideia é ser um ambiente também de confraternização entre os funcionários. Boccia trata, inclusive, como uma evolução. 'É um ponto de encontro, com uma pegada de happy hour. É um lugar para as pessoas se encontrarem, fazer workshop, fazer uma interação com os colegas de trabalho', explica ela.

  • A participação de empresas e indústrias na discussão sobre mudanças climáticas

    05/11/2022 Duración: 26min

    Neste fim de semana se inicia a COP-27, no Egito. Entre as empresas brasileiras que estarão na conferência do clima temos a Companha Brasileira de Alumínio. Mílton Jung conversa com Leandro Faria, gerente-geral de sustentabilidade da CBA. O entrevistado fala sobre o que esperar do evento.

  • Polarização ideológica e afetiva altera capacidade de julgamento dos indivíduos

    03/11/2022 Duración: 16min

    Leny Kyrillos fala sobre momento pós-eleição com polaridades. 'Uma polarização que começou ideológica e política, mas que hoje pesquisadores indicam que se tornou afetiva', destaca a comentarista. Ela compartilhas dados de estudos recentes sobre o assunto e indica formas de lidar com o cenário.

  • Os desafios do setor privado para implantar o tema da sustentabilidade na estratégia de negócios

    29/10/2022 Duración: 27min

    Faltando apenas uma semana para a COP-27, o Mundo Corporativo se dedica à pauta da sustentabilidade, a partir da experiência de uma das maiores instituições do Brasil, que estará representada no Encontro do Clima. A entrevistada é Fabiana Costa, gerente de Sustentabilidade do Bradesco.

  • A evolução das lideranças para uma comunicação mais humanizada

    27/10/2022 Duración: 07min

    Leny Kyrillos fala sobre a evolução da liderança no decorrer do tempo. Ela pontua que o modelo mais tradicional baseava a comunicação pelo controle e pelo "terror". 'Mas pandemia acelerou o processo da busca pela liderança mais humanizada', destaca. A comentarista ainda aponta que hoje é necessários que os líderes desenvolvam habilidades comportamentais para lidar melhor com os liderados.

  • O etarismo no ambiente de trabalho

    22/10/2022 Duración: 09min

    Juliana Causin analisa uma pesquisa divulgada pela Época Negócios mostrando que a discriminação contra profissionais mais velhos chega até entre pessoas de 30 a 39 anos. 'As empresas são precisar incluir mais', diz a comentarista. Ela ainda destaca que a população irá envelhecer cada vez mais e essa lógica precisará ser adotada pelo mercado de trabalho.

  • O desafio de equilibrar a tradição de uma empresa centenária com a inovação

    22/10/2022 Duración: 26min

    Neste episódio do Mundo Corporativo, Mílton Jung recebe José Marcelo de Oliveira, diretor-presidente do hospital alemão Oswaldo Cruz, que fala sobre a história da instituição, que completa 125 anos.

  • Novos estudos de fonoaudiologia permitem identificação de deep fake

    20/10/2022 Duración: 08min

    Em João Pessoa (PB) para o trigésimo Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Leny Kyrillos destaca as novidades mais impressionantes do evento. Ela cita perícias fonoaudiológicas, que identificam através de análises perceptivas auditivas e acústicas, com ajuda de programas de computador, se um vídeo ou áudio é manipulado por inteligência artificial. Segundo Leny, até mesmo o vocabulário usual e a velocidade de fala do sujeito é observada. A comentarista fala ainda de uma mesa sobre sotaques.

  • Como reagir com maturidade a uma demissão?

    15/10/2022 Duración: 08min

    Sandra Boccia fala sobre maneiras de lidar com a demissão no mundo do trabalho. 'Uma demissão pode ser mais fácil ou difícil de assimilar dependendo de fatores como a idade, endividamento financeiro e capacidade de empregabilidade', diz a comentarista. Ouça e entenda.

  • A necessidade dos profissionais conhecerem seu potencial e seus limites

    15/10/2022 Duración: 26min

    Sobre esse assunto, Mílton Jung conversa com Ligia Buonamici, CEO da Liz Lingerie, que fala sobre sua trajetória como empreendedora. 'A gente precisa, na nossa cabeça, determinar nossas prioridades e que nos faz bem', defende.

  • Como comunicar ao chefe sobre uma situação de ostracismo?

    13/10/2022 Duración: 08min

    Isso acontece quando um líder põe o liderado em condição minimizada, por exemplo, quando esquece o nome ou troca o crédito de alguém que propôs determinada ideia. Leny Kyrillos discorre sobre a necessidade de construção de um ambiente de trabalho inclusivo e de pertencimento aos funcionários. Já sobre como comunicar problemas ao chefe, a especialista destaca, principalmente, uma abordagem cordial e leve.

  • Depois do 'quiet quitting', vem o 'quiet firing'

    08/10/2022 Duración: 12min

    Esse é o tema da coluna de Sandra Boccia. Ela lembra que os fenômenos são antigos, mas que sofreram uma 'gourmetização'. A comentarista também explica o 'quiet firing', que é uma espécie de 'fritura' por parte do gerente. Boccia ainda fala de como isso pode mudar o ambiente de trabalho e a necessidade do profissional analisar seu espaço no negócio.

página 1 de 2