Sinopsis
Em abril de 2021, em meio à pandemia da Covid-19, quatro cabeças inquietas, sob a batuta da professora Fernanda Medeiros, tiveram a ideia de celebrar Shakespeare. Bárbara Novais de Lima, Cecília Athias, Heloísa Dias Queiroz e Rafaela Lomba convidaram professores, pesquisadores e tradutores a testar o real poder da arte de agregar, de criar laços e fazer renascer.
Funcionou. Nasceu o primeiro "Celebrando Shakespeare", um evento virtual pioneiro que, debruçando-se sobre às obras do bardo, transformou-se em verdadeiro exercício de sobrevivência, de resistência, de cidadania. Em verdadeiro exercício do pensamento e do amor à palavra e ao teatro.
Aqui estão textos preciosos, desenvolvimentos posteriores daquele momento único em que, isolados, nos juntamos para pensar. Aplausos para a UERJ e Fernanda Medeiros; aplausos para Bárbara, Cecília, Heloísa e Rafaela que insistiram em celebrar mesmo quando o mundo em torno parecia desmoronar. Aplausos, enfim, para todos que, instigados por elas, aderiram à vida, celebrando Shakespeare.
Liana Leão
Professora Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Membro da Academia Paranaense de Letras