Um Pulo Em Paris - Adriana Moysés E Silvano Mendes

Informações:

Sinopsis

Direto da redação da Rádio França Internacional em Paris, as novidades e curiosidades de um dos lugares mais visitados do mundo.

Episodios

  • Autoridades francesas vão permitir viagens até a noite de segunda-feira

    02/04/2021 Duración: 07min

    A partir de terça, deslocamentos entre as regiões ficam proibidos. Missas do domingo de Páscoa estão autorizadas, mas com público limitado dentro das igrejas. Adriana Moysés conta que, mesmo com as restrições, festas clandestinas têm acontecido na França.

  • França pode autorizar dentistas e veterinários a aplicar vacinas contra a Covid-19

    26/03/2021 Duración: 05min

    A alta autoridade de saúde do país emitiu parecer positivo para a medida. O governo ainda precisa validar a recomendação para que esses profissionais se juntem à força-tarefa contra a pandemia. Menos de 10% da população recebeu a imunização até agora, diz Silvano Mendes.

  • França vai entrar em nova etapa de restrições severas aos serviços e ao comércio

    19/03/2021 Duración: 18min

    Adriana Moysés diz que houve 'êxodo' dos parisienses para tentar passar as próximas quatro semanas em outras regiões. Isso é preocupante, porque esses cidadãos podem estar levando o vírus para áreas que ainda estão fora da terceira onda.

  • Caso de violência entre adolescentes choca a França

    12/03/2021 Duración: 07min

    Silvano Mendes, da Rádio França Internacional, fala sobre o caso de uma adolescente de 14 anos que foi espancada e jogada no Rio Sena por dois colegas de turma. Eles foram detidos e confessaram o crime, sem demonstrar arrependimento.

  • Para tentar evitar novo lockdown, Paris aposta em mutirão de vacinação

    05/03/2021 Duración: 05min

    Com a chegada de novas doses, uma centena de postos de imunização ficarão abertos na região de Île-de-France em todo o fim de semana para receber idosos acima de 75 anos e pessoas acima de 50 anos com comorbidades. Adriana Moysés também comenta disputa política de médicos que querem escolher qual vacina tomar com o governo.

  • Proposta de lockdown em Paris tem por trás, também, uma rivalidade política

    26/02/2021 Duración: 07min

    A prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo, já se posiciona abertamente como futura candidata à presidência do país, em 2022. Ela defende um confinamento total de três semanas na cidade, o que vai na contramão do governo federal. Silvano Mendes detalha o cenário atual da França em meio à pandemia de Covid-19.

  • Congressistas definem como 15 anos a idade mínima para consentimento de relação sexual

    19/02/2021 Duración: 06min

    Todo adulto que tiver uma relação com um adolescente menor de 15 anos não poderá alegar consentimento. A pena, que já era rígida, não vai mudar. Esse é o tema do comentário de Adriana Moysés, que também destaca como esse tema não estava na legislação francesa anteriormente.

  • França lança canal para denúncias de discriminação

    12/02/2021 Duración: 06min

    A plataforma online e por telefone tem o objetivo de ajudar vítimas de discriminação de vários tipos: étnica, religiosa, de gênero, idade, aparência... Silvano Mendes explica que a lei reconhece 23 formas de preconceito no país - até por opinião política. 'O problema é que nem sempre essa lista é levada a sério, por falta de denúncias ou dificuldade de provar os delitos', conta.

  • 'França caiu muito no ranking científico com a pandemia da Covid-19'

    05/02/2021 Duración: 06min

    Adriana Moysés criticou a forma como o país está lidando com a pandemia do novo coronavírus. A campanha de vacinação está atrasada e apenas cerca de 2,5% da população foi vacinada até agora. 'Os franceses sabem que vão demorar muito para deixar as consequências da pandemia para trás', diz a comentarista.

  • Movimento contra incesto mobiliza milhares de pessoas na França

    22/01/2021 Duración: 06min

    Adriana Moysés conta que um livro lançado na França esse ano mobilizou uma grande campanha nas redes sociais. ‘La familia grande’, de Camille Kouchner, revela abusos que seu irmão gêmeo sofreu pelo seu padrasto. O livro deu início ao movimento #MeTooInceste, onde muitas pessoas passaram a relatar que foram vítimas de parentes.

  • França endurece regras para conter o avanço do coronavírus

    15/01/2021 Duración: 06min

    Jornais da Europa comentam situação do Amazonas, que vive um colapso na Saúde. Silvano Mendes ainda conta sobre as novas regras impostas na França para tentar conter o avanço da pandemia no país. Toque de recolher vai ser adotado a partir de sábado de seis da tarde às seis da manhã.

  • França anuncia medidas na tentativa de correr atrás do atraso na vacinação

    08/01/2021 Duración: 05min

    Após receber críticas pela demora, o governo francês anunciou que pretende imunizar um milhão de pessoas contra a Covid-19 até o final de janeiro. Grupo prioritário inclui idosos em casas de repouso, cuidadores, profissionais de hospitais e bombeiros com mais de 50 anos. Adriana Moysés conta também que a campanha de vacinação foi 'totalmente politizada' no país.

  • Farmácias de Paris tiveram filas para testes rápidos de Covid-19 antes do Natal

    25/12/2020 Duración: 09min

    Adriana Moysés fala sobre o clima na capital francesa para a festa: a população correu para as compras de última hora e, em geral, não deixou de preparar os pratos tradicionais do período. Houve reuniões de famílias numerosas, apesar da recomendação do governo para juntar apenas seis adultos, no máximo.

  • França vai iniciar imunização, mas país enfrenta forte movimento anti-vacina

    18/12/2020 Duración: 07min

    Adriana Moysés fala sobre a vacinação contra Covid-19 na França, que deve começar no dia 27 de dezembro. O primeiro grupo a ser vacinado serão os idosos que vivem em casas de repouso e seus cuidadores. Entretanto, entre os cuidadores, 79% não pretendem tomar a vacina. Comentarista destaca que o movimento anti-vacina se expandiu na França de maneira intensa e que o desafio do governo hoje é conseguir alcançar a taxa mínima de imunidade coletiva, para proteger a população.

  • O que mudou, cinco anos depois da assinatura do acordo de Paris

    11/12/2020 Duración: 07min

    Adriana Moysés destaca que muitas coisas mudaram, em uma boa direção, mas ainda há muito o que fazer. Houve uma conscientização sobre gravidade das mudanças climáticas e mudança do comportamento individual. Mas o que ainda está abaixo das expectativas é a questão das políticas públicas para reduzir emissão de gases de efeito estufa.

  • Em países europeus, festas de fim de ano serão muito reduzidas

    04/12/2020 Duración: 08min

    Adriana Moysés fala sobre as medidas de restrição que estão sendo adotadas em países europeus para conter a pandemia de Covid-19. Na França, a recomendação é que reuniões no Natal sejam com, no máximo, seis adultos. A maioria dos países europeus tem adotado medidas parecidas, com restrições de seis a 10 pessoas. E em alguns desses países, existem multas previstas.

  • 'A questão racial ainda é um tabu aqui na França'

    27/11/2020 Duración: 08min

    O comentário de Silvano Mendes é sobre um caso de agressão de policiais brancos a um produtor musical negro dentro de seu próprio estúdio, na França. A violência foi filmada é possível escutar insultos racistas das autoridades contra o músico. 'Infelizmente isso é muito comum', lamenta o comentarista. Silvano explica o contexto social francês em que as investigações não levantam a hipótese de racismo e o momento em que o governo francês debate um projeto de lei sobre maior autonomia a atuação policial.

  • Crise econômica afeta duramente as mulheres que criam filhos sozinhas na França

    20/11/2020 Duración: 07min

    Existem poucas vagas em albergues para mulheres em Paris e no entorno. Associações estimam que 60% das que estão sem lugar para morar não conseguem abrigo de emergência para passar a noite. Prefeituras dos municípios alugam quartos em hotéis, mas não estão dando conta da demanda.

  • França lamenta os cinco anos do ataque terrorista ao Bataclan

    13/11/2020 Duración: 07min

    No fatídico dia, um grupo de terroristas alvejou o público que estava na casa de shows e em outros bares da região, deixando 137 mortos, 90 deles só no Bataclan. Pelo país, acontecem cerimônias em homenagem às vítimas. Silvano Mendes conversou com alguns sobreviventes: 'cinco anos depois ainda tem muita gente que está muito traumatizada'. O triste aniversário acontece em meio a uma onda de ataques na França.

  • Esquema que vendia atestados falsos para viajantes é desmantelado em Paris

    06/11/2020 Duración: 05min

    Silvano Mendes comenta também que a volta às empresas e medo do transporte público vêm tumultuando o trânsito da capital francesa. Aulas foram retomadas e o trabalho remoto vem diminuindo. O presidente declarou que seria melhor manter o home office 'na medida do possível', uma orientação vaga.

página 1 de 2